Crianças
O mundo infantil e seus desafios entre as necessidades, as relações e o desenvolvimento, muitas vezes ilegítimos para os adultos cercados das suas próprias dificuldades pessoais, temporais e espaciais, geram ambientes que podem estabelecer, para os pais, um quadro negativo no acompanhamento dos seus filhos. Manter a distância e a proximidade necessárias para garantir o desenvolvimento da criança não é uma tarefa fácil.




Receber os casais e seus filhos para a terapia corporal é, ao mesmo tempo, um grande prazer e desprazer. Dependendo do casal, tenho mais/menos acesso à criança e posso, então, me orientar mais/menos para os acontecimentos. Acontecimentos esses que não controlo e, sim, direciono e gerencio. Esse é um desafio constante diante de pais quando, desavisados, tratam o filho como depositário de expectativa e disfunção próprias, misturados e incapazes de enxergar e dar um lugar real para a criança. Os pais, sofridos, que conseguem se ver, rapidamente alteram o ambiente e, a partir daí, os acontecimentos gerados passam a ser altamente formativos.
Durante a terapia corporal a criança responde bem com sua trama de tecidos jovens e maleáveis. O passado fica no passado, e a família pode prosseguir. Os pais, sofridos, que não acompanham o desafio de se enxergar emperram o prosseguir vivo com suas fórmulas prontas e seguem à deriva, reféns de ordens externas e de ideais de educação.
Seguindo a minha orientação, "ver-se", aqui, passa pelo agente e sujeito, passa pelo corpo e suas formas, passa pelo corpo e suas ações e, finalmente, passa pelo corpo e suas palavras. Palavras e ações que comunicam e afetam o ambiente, portanto a criança.

Terapia Corporal

Terapia Corporal

Terapia Corporal

Terapia Corporal

Terapia Corporal

Terapia Corporal

Terapia Corporal

Terapia Corporal

Terapia Corporal

Terapia Corporal
Não posso tratar bem uma criança sem exercer algum impacto nos pais. O ambiente é gerador de acontecimentos, portanto os pais são importantes para a melhora/piora da criança, que sobrevive por meio dessa relação.