PROJETO:
Em Busca de Corpos Sensíveis – A Capacidade Própria em Aprender
ÁREA:
Desenvolvimento Humano
APLICAÇÃO:
Empresas e seus Funcionários
INTERESSE EM APOIAR:
Apostar na capacidade própria em aprender como elemento decisivo para conquistas pessoais e coletivas. A capacidade de cada um para aprender como o fator primário que conduz ao desenvolvimento humano.
PROPOSTA:
O Encontro entre pessoas, semelhantes e diferentes, promovendo um espaço de participação e convívio como o elemento fundamental para descobertas no campo motor, emocional, cognitivo e estético.
Por meio de intervenções germinativas, nas quais os participantes são orientados para o reconhecimento do que move a si próprio, fertilizar os ambientes. A motilidade própria, o pulso primitivo da vida, que gera, simultânea e sucessivamente, gestos, movimentos, danças, palavras, pensamentos, imagens, emoções e momentos significantes. A motilidade, geralmente desconhecida pelas pessoas, é o estágio inicial de qualquer gesto e movimento.
CONCEPÇÃO:
Denise De Castro – fisioterapeuta - Crefito:3/4923-F, terapeuta Alfacorporal, pesquisadora independente, educadora, autora.
O Método Corpo Intenção é um instrumento para a aprendizagem, que pode acompanhar projetos dedicados ao universo empresarial: executivos e funcionários. A prática proposta pelo método pretende instalar a vitalidade de volta aos corpos. Ações básicas e suas problematizações podem garantir vida nos corpos e, a partir da vitalidade própria, cada integrante de um grupo pode seguir interagindo com outros corpos, aprendendo e ensinando. O ambiente interno dos indivíduos que atuam nos ambientes de trabalho (pulso, respiração, atividade metabólica, emoção) está esquecido, abandonado na busca de algo que, muitas vezes, não ativa, de fato, o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal. Determinadas ações não servem como geradoras de vitalidade, de mais vida em si, interferindo negativamente na produção desses corpos nos seus ambientes de convivência, nos seus espaços de trabalho. A proposta de viver experiências concretas, acompanhadas pelo Método Corpo Intenção, aciona os sujeitos dos corpos que podem integrar a ação com comprometimento e motivação. Essas condições presentes em um grupo de trabalho podem ser o sonho da liderança e da empresa, fornecendo elementos para os líderes acompanharem e coordenarem um grupo mais participativo e autônomo, de fato.
